Agricultura Biológica
A Agricultura Biológica, orgânica ou ecológica, são diferentes expressões adoptadas por vários países, que designam um sistema de produção agrícola que procura fornecer alimentos frescos, saborosos e saudáveis, respeitando os ciclos de vida naturais.
Baseia-se numa série de objectivos e princípios, em práticas comuns desenvolvidas para minimizar o impacto humano sobre o ambiente e assegurar que o sistema agrícola funcione da forma mais natural possível. Geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável que tem como principais objectivos a conservação do meio ambiente, a criação de comunidades agrícolas prósperas, de unidades agrícolas rentáveis e do desenvolvimento sustentável que não é mais do que satisfazer as necessidades da actual geração sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades, através da utilização razoável dos recursos da terra e preservação das espécies e seus habitats naturais.
Entre outras características, impõe limites muito restritos ao uso de pesticidas, de antibióticos, aditivos alimentares e auxiliares tecnológicos, bem como a proibição absoluta do uso de organismos geneticamente modificados (OGM).